terça-feira, 26 de abril de 2011

Tempo bom

Falar em dar-se um tempo para fazer nada parece mais fácil do que colocar em prática. Soa como um discurso dissociado da realidade cotidiana, coisa de monge, de desocupados ou dos bem-de-vida. Não é assim. Para se ter tempo, basta administrar o tempo. Como? Primeiro, usando a percepção que Deus nos deu para entender como as horas do dia são usadas. Depois, alterando pequenos hábitos, aos poucos, como quem não quer nada. Atitude sábia para não assustar nem decepcionar – a gente mesma e os outros.

E como estamos muito antenados com esses aspectos do viver bem, trouxemos um link legal para compartilhar com quem quiser começar já. Trata-se de um artigo do site Estado Zen, que relaciona dez atitudes que simplificam a vida. Segue um resumo das dicas:

1. Elabore uma pequena lista com as 4 ou 5 coisas mais importantes da sua vida. Fica mais fácil de dedicar mais tempo ao que importa.

2. Acabe com uma obrigação. Pense em uma tarefa ou obrigação diária, semanal ou mensal que faz a pensar: quem me dera livrar-me disto! Então livre-se! Faça isso hoje.

3. Limpe uma gaveta, expandindo a partir daí. Faça assim: 1) Esvazie o conteúdo da gaveta e forme uma pilha. 2) Escolha apenas as coisas mais importantes, o que realmente usa e que gosta. 3) Elimine o resto (recicle, doe, venda). 4) Guarde apenas o que valoriza e usa.

4. Estabeleça limites para as coisas que faz regularmente: consultar o e-mail, navegar na Internet, tarefas diárias. E tente cumprir esses limites.

5. Simplifique a sua lista de “coisas para fazer”. Observe atentamente a sua lista. Se esta contiver mais do que 10 tarefas, provavelmente pode simplificá-la. Decida quais podem ser eliminadas, delegadas ou ignoradas.

6. Ganhe tempo livre. Como? Eis algumas ideias: levante-se mais cedo, veja menos televisão, almoce no escritório, dê um passeio na hora do almoço, desligue a Internet...

7. Organize a mesa do seu escritório: 1) Retire tudo de cima. 2) Forme uma pilha e vá dando um destino para cada item (Arquive, recicle, jogue fora, encaminhe). Sobre a sua mesa deve estar apenas o computador, uma pasta para assuntos pendentes, um bloco de notas.

8. Esvazie a caixa de entrada do seu e-mail. Fazer isto tem o mesmo efeito psicológico que ter uma mesa limpa.

9. Mais devagar é melhor, simplifique a sua vida, coma mais devagar, conduza mais devagar, caminhe mais devagar, tome banho mais devagar, trabalhe mais devagar. Seja mais deliberado. Esteja presente.

10. Uma coisa de cada vez. Resista ao desejo de conferir o seu e-mail ou atender o celular, enquanto está a executar alguma coisa. Concentre-se exclusivamente na tarefa. O impacto nos seus níveis de stress e de produtividade será enorme.

Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

E quando tiver mais tempo, tome um banho com sabonetes ZEN Perfumados.

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