segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ervas Finas - Endro

Conhecida como endro, dill ou aneto, esta é uma erva bastante confundida com a erva-doce e com o funcho. Porém, seu sabor é muito diferente.

Tanto as folhas, como os frutos e as sementes do endro podem ser aproveitadas na culinária, em cosméticos e chás. E a versatilidade está também na forma de usar. Podem ser servidas cruas ou cozidas, inteiras ou moídas, para temperar pratos quentes ou frios, de saladas, peixes, batatas, molhos, couves, maioneses, picles, pães, etc.

O chá de endro tem sabor suave, adocicado e pode ser preparado das folhas frescas, desidratadas ou das sementes. Os benefícios para a saúde do Endro advêm de dois tipos de cura componentes: os monoterpenos (incluindo carvona, limoneno, e anethofuran) e flavonóides (incluindo kaempferol e vicenina).

É indicado para aliviar ânsia de vômito, cólica intestinal em recém-nascidos, em dietas sem sal (rico em sais ninerais), digestão, dismenorréia, dispepsia, dor de dente, espasmos gastrointestinais, flatulências, fígado, furúnculo, gases, hiperacidez estomacal, insônia, inflamação dos olhos, limpeza e desinfecção de feridas, queimaduras e úlceras dérmicas, meteorismo, resfriado, soluços.

As sementes são uma boa fonte de cálcio, e uma boa fonte de minerais de manganês e ferro.

O endro é muito utilizado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polonesa para aromatizar salmão e batatas. Confira abaixo uma receita fácil de preparar e muito saborosa.

SALMÃO DEFUMADO COM ENDRO

Ingredientes
1 iogurte Natural
50g pepino (em cubos)
20g endro
100g salmão defumado (em fatias)
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Fatias de limão para decorar

Modo de fazer
Misture o iogurte natural com os cubos de pepino, suco de limão, endro picado e tempere com sal e pimenta.

Sirva as fatias de salmão defumado com o molho de iogurte, fatias de limão e raminhos de endro.

Receita extraída daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Responderemos aqui mesmo. Volte sempre!