segunda-feira, 14 de março de 2011

Ervas Finas - Camomila

Há que se confessar que aroma e sabor têm melhores, mas há que se confessar também que a camomila faz milagres. É mesmo uma erva fina. Indigestão, gases, dor de cabeça, ansiedade, para alívio quase imediato, prepare um chá de camomila. Para completar a terapia, um banho morno e chá de camomila jogado do pescoço para baixo no final.

Outras dicas de uso
As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antiséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele. O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.
Na cosmética, o chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros.
Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.
Para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos.
O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.

Dicas colhidas no www.jardimdeflores.com.br
da jornalista Rose Aielo Blanco
Nós, do Zen Perfumado, botamos fé.


Um presentinho ZEN também faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Responderemos aqui mesmo. Volte sempre!