domingo, 8 de janeiro de 2012

A arte de fazer pão

Fazer pão é, sim, uma arte. E como tal, exige ingredientes básicos, tempo e algum talento. Engana-se quem pensa que é só para os iniciados. Todo mundo pode. Você também. Pra animar, leia o relato no blog Zen Humorado e a receita abaixo.

Pão Zen Temperado

Ingredientes:
1 pacotinho de fermento seco (7 g)
125 ml de leite quente
60 g de manteiga
60 g de açúcar refinado
1/2 colher (de chá) de sal
4 a 5 anis estrelados
3 copos de farinha de trigo
2 ovos
50 g de amêndoas (sem casca e partidas no sentido do comprimento)
100 g de castanha do Pará picada

Modo de fazer:
1. Junte o fermento e 3 colheres (de sopa) de água morna e mexa bem. Deixe descansar em um local morno até a mistura ficar espumosa, com o volume levemente aumentado.
2. Misture o leite quente com a manteiga numa panela pequena. Acrescente o açúcar, o sal e o anis. Deixe para ferver.
3. Coloque a farinha de trigo numa tigela rande, despeje a mistura do fermento e misture, despejando a mistura do leite aos poucos. Por fim, acrescente 1 ovo levemente batido.
4. Polvilhe uma superfície com farinha de trigo e transfira a massa. Amasse por 10 minutos até que a massa fique elástica. Se necessário, acrescente uns dois punhados de farinha.
5. Limpe a tigela, passe azeite e aproveite para passar também na massa. Deixe descansar por 1 hora ou até que tenha crescido.
6. Volte a massa para a superfície polvilhada. Amasse durante 1 minuto, acrescentando as castanhas picadas e metade das amêndoas.
7. A massa estará bem elástica. Então, divida m três partes, enrola e estique, formando uma salsicha de 35 cm de comprimento. Una as três pontas, faça uma traça e dobre no final para não desmanchar.
8. Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Coloque a massa modelada. Pincele com a gema do ovo restante. Enfeite com as amêndoas e polvilhe um pouco de açúcar refinado.
9. Deixe a massa descansar mais 1 hora. Ela deve dobrar de volume.
10. Leve ao forno a 180º C até ficar corado (30 a 40 minutos).
Para dar mais perfume ao pão, triture o anis estrelado. Onde comprar? Anote o e-mail: zentemperado@gmail.com

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ponta dos pés

Em Belo Horizonte, o dia está frio, úmido e cinzento. Os pés sofrem nesses dias. São sapatos molhados, piso frio, é uma enxurrada daqui, outra dali... Para o bem-estar de quem chega em casa, a dica é fazer um escalda-pés. Não é de hoje que se sabe dos benefícios dessa prática. Confira no texto abaixo, extraído daqui.

"Mergulhar os pés em uma tina com água quente e com sais aromáticos além de muito relaxante, também ajuda no tratamento contra a depressão e problemas relacionados a circulação, restabelece o equilíbrio físico e emocional, relaxa, alivia a pressão dos pés, descansa as pernas, reduz calos, alivia o stress do dia-a-dia."
 Quem quiser, pode contar com as facilidades Zen Perfumadas para um escalda-pés. As encomendas podem ser feitas pelo e-mail: zenperfumado@gmail.com. Na caixa acima, sabonete líquido, creme hidratante e toalha exclusiva completam o prazer. Preço: R$ 62,00.