terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ervas finas - Hortelã



O vasinho está ao alcance das mãos. As folhas estão verdes e grandes. Agora, é só pegar algumas e fazer o chá. Eis o luxo de um vaso de hortelã em casa. A erva estimula o aparelho digestivo, combate dores de barriga e prisão de ventre. Basta ferver 3 g de hortelã em 100 ml por cinco minutos.

Além disso, a hortelã é rica em vitaminas C e A, cálcio e ferro. A vitamina C é um antioxidante poderoso e ajuda a sintetizar o colágeno. A vitamina A faz bem para a pele, os cabelos e os ossos. O cálcio atua na formação de ossos e dentes, e o ferro faz bem para o sangue.

O sabor e o aroma marcantes dão muita personalidade aos pratos. A hortelã pode ser usada em molhos, saladas e sucos e como tempero de carnes. Experimente!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Melhores escolhas

Chega um dia em que parece que vamos ser vencidos pelo cansaço e pela fadiga, mas para driblar essa sensação, existem algumas dicas muito simples, escolhas que fazemos e que trazem resultados imediatos. As dicas vieram do site Vida Saudável. Zen Perfumado assina embaixo.

- Beba pelo menos dois litros de água por dia, pois a desidratação leva à fadiga.

- Pratique alguma atividade física logo que acordar. Uma caminhada, natação, bicicleta, faça sua escolha e aproveite! Ao contrário do que muitos pensam, praticar alguma atividade física complementar ajuda a espantar o cansaço.

- Tome um pouco de sol! O sol concentra a vitamina D no organismo, que é essencial para os ossos e também melhora o humor. Mas tem que usar protetor solar e ficar atento aos horários de exposição. Ganho extra: uma pele mais bronzeada e saudável.

- Se for possível, durma logo depois do almoço. Vinte minutos são suficientes, mais do que isso o efeito pode ser de sonolência.

- Mude a sua rotina. Atitudes como trocar o elevador pela escada são boas para quem quer ter mais disposição.

DICA DE PRODUTO:
Use sabonete líquido e loção cremosa com aroma cítrico após o banho de manhã. A disposição vai ser outra. Além do perfume, é claro, que pode estar também no ambiente, com o aromatizador.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pra fazer bonito

 Só para lembrar do gosto bom de certas combinações, elegemos hoje uma bem clássica: figos com gorgonzola. Mas claro que não poeeria faltar o diferencial do tempero e este vai com vinagre balsâmico e anis. Tudo muito simples, rápido e que faz bonito na hora de servir.

FIGOS COM GORGONZOLA
- Pegue alguns figos maduros (devem estar doces e firmes).
- Lave-os e seque bem.
- Corte cada fruto em 4.
- Arrume tudo numa travessa redonda ou prato, deixando um espaço no centro.
- Amasse um pouco de ricota fresca com gorgonzola e azeite até obter uma pasta homogênea.
- Acerte o sal, coloque numa tijelinha e disponha no centro do prato.
- Numa frigideira, coloque meia xícara de vinagre balsâmico, uma colher de açúcar e anis estrelado.
- Deixe reduzir. Despeje ainda quente por cima dos figos.
- Deixe espátulas disponíveis para que as pessoas passem a pasta no figo.

DICA DE PRODUTO
Não tem anis? A linha Zen Temperado tem.

sábado, 10 de setembro de 2011

Respirando

Hoje, falamos de uma prática simples, capaz de mudar o padrão dos pensamentos e sintonizar com o mais íntimo de nós mesmos. É uma espécie de meditação. Mas que se deve praticar o dia inteiro, a semana inteira. Veja abaixo:

A técnica, chamada "estado consciente", consiste em desenvolver uma crescente atenção à respiração, observando cada nuance de cada inspiração e expiração: sua velocidade, densidade, intensidade, ritmo. As regras básicas são simples. O compromisso é desprezar qualquer outro pensamento que não esteja ligado à respiração. Sempre que a mente vai em direção a outro pensamento, você volta a prestar atenção na respiração. Depois de uma semana, você começa a descobrir complexidades nos padrões, variações e ritmos de sua respiração que nunca tinha imaginado.

Aos poucos, você amplia essa atenção a tudo o que faz. Ao andar, você observa cada passo com a mesma concentração microscópica: a troca do peso de uma perna para a outra, o contato com o chão. A mesma coisa acontece com a alimentação e até mesmo com o pensamento.

Trata-se de uma batalha entre a tendência de nossas mentes a divagar e a nossa decisão de nos mantermos concentrados. E, no final, a meditação aperfeiçoa a nossa habilidade de captar sutis manifestações no ambiente e de prestar atenção ao que está acontecendo, em vez de deixar a mente dispersar-se.

DICA DE PRODUTO:
Usar um aromatizador de ambiente torna a meditação mais agradável ainda. Os aromatizadores da linha Zen Perfumado, por serem produzidos com óleos essenciais, são coadjuvantes perfeitos para o relaxamento. Outra opção são as velas perfumadas. Ligue, use e relaxe!