terça-feira, 31 de maio de 2011

Sábado nós iremos pra cozinha

No sábado, dia 04 de junho, nós, do Zen Temperado, iremos cozinhar no Balaio de Gato. Não será assim, um prato inovador na ousadia tão comum dos nossos temperos, será uma culinária afetiva, um prato que nos remete a bons encontros, que reacende boas memórias. Nesse sentido, é bem zen. Convidamos os amigos.

No cardápio, frango na cerveja preta com cogumelos e minicebolas. Huuummmm!

No comando, Rogério Vianna e Iêda Ferreira.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ervas Finas - Endro

Conhecida como endro, dill ou aneto, esta é uma erva bastante confundida com a erva-doce e com o funcho. Porém, seu sabor é muito diferente.

Tanto as folhas, como os frutos e as sementes do endro podem ser aproveitadas na culinária, em cosméticos e chás. E a versatilidade está também na forma de usar. Podem ser servidas cruas ou cozidas, inteiras ou moídas, para temperar pratos quentes ou frios, de saladas, peixes, batatas, molhos, couves, maioneses, picles, pães, etc.

O chá de endro tem sabor suave, adocicado e pode ser preparado das folhas frescas, desidratadas ou das sementes. Os benefícios para a saúde do Endro advêm de dois tipos de cura componentes: os monoterpenos (incluindo carvona, limoneno, e anethofuran) e flavonóides (incluindo kaempferol e vicenina).

É indicado para aliviar ânsia de vômito, cólica intestinal em recém-nascidos, em dietas sem sal (rico em sais ninerais), digestão, dismenorréia, dispepsia, dor de dente, espasmos gastrointestinais, flatulências, fígado, furúnculo, gases, hiperacidez estomacal, insônia, inflamação dos olhos, limpeza e desinfecção de feridas, queimaduras e úlceras dérmicas, meteorismo, resfriado, soluços.

As sementes são uma boa fonte de cálcio, e uma boa fonte de minerais de manganês e ferro.

O endro é muito utilizado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polonesa para aromatizar salmão e batatas. Confira abaixo uma receita fácil de preparar e muito saborosa.

SALMÃO DEFUMADO COM ENDRO

Ingredientes
1 iogurte Natural
50g pepino (em cubos)
20g endro
100g salmão defumado (em fatias)
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Fatias de limão para decorar

Modo de fazer
Misture o iogurte natural com os cubos de pepino, suco de limão, endro picado e tempere com sal e pimenta.

Sirva as fatias de salmão defumado com o molho de iogurte, fatias de limão e raminhos de endro.

Receita extraída daqui.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Não custa nada imaginar

Pura provocação. Este poderia ser o título de hoje. Afinal, quem, entre tantos, poderia se dar o luxo de reservar uma segunda-feira para si mesmo? Poucos, muito poucos. Por que você não pode estar entre eles? Por que você não pode pegar este dia e embalá-lo com sua imaginação? Por que não pode dar um nó e um laço e fazer dele um belo presente? Você pode. A dica segue abaixo.

O nó você dá assim:
Imagine-se anotando na agenda: Dia para curtir! Depois, imagine que nada é tão importante que não possa ser adiado, protelado, negligenciado, substituído ou transferido para um outro dia. Imagine isso e, em seguida, dê o nó. Para tanto, basta um telefonema (dois, no máximo). Pronto, o nó está dado e, contraditoriamente, é nesse momento que a gente percebe que não está tão preso assim. Depois, vem uma certeza: o laço será belo. Afinal, tudo o que começa com coragem e termina com uma atitude nova é de uma beleza impressionante. E, no fundo, nada é realmente mais importante do que a sua vida. Lucidez é um santo remédio.

Agora, o laço:
A parte mais fácil. Ou nem tanto. Tem gente que vai inventar algo útil para aplacar a culpa. Nesse caso, vale começar arrumando uma gaveta (curtição zen de colocar ordem na vida) ou pregando botões (afazer que depois dá prazer). Outras opções são andar, nadar ou correr (prazer de respirar fundo, de sentir o corpo e estar em forma), cuidar das unhas ou cabelo (sem ficar olhando o relógio, sem sofrimento com o tempo), fazer compras, uma comida diferente, ler, ir ao cinema, conferir a exposição de artes plásticas que ainda não conseguiu hora pra ver... Enfim, a lista seria imensa, mas paramos por aqui. Cada qual sabe de si.

E fica a provocação. Vamos repensar a rotina? Há escolhas diferentes? É possível outro caminho? Agora, relaxe. Trazer o novo para a vida pode começar simplesmente assim, com um dia todo seu.

Para incentivar o relax e a rebeldia, a Linha Zen está com promoções imperdíveis. Escalda-pés com cheirinho de lavanda, sabonete líquido e loção cremosa, por exemplo, podem dar um grande prazer, por apenas R$ 53,00 o kit. Num dia todo seu, você merece!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nota Zen

Rasgando o verbo

Todo mundo diz que a gente deve fazer listas para colocar a vida em ordem. Sim, pode ser uma ótima estratégia. Principalmente quando se cumpre à risca, é claro. E é aí que a coisa complica: não é fácil mudar hábitos. Pra quem quer tentar, ficar aí uma dica: nunca coloque mais de cinco itens se a ideia é mudar, inovar, fazer diferente.

Mas esta não é a dica mais preciosa que temos para dar hoje. A melhor e mais original que li nos últimos tempos foi: Rasgue uma lista. A ideia é escrever uma lista grande, constando, por exemplo, tudo o que você queria falar para o chefe chato. Depois, você rasga a lista, dá o assunto por encerrado e curte o alívio.

Pode usar e abusar da criatividade. Quer exemplos? Os seus piores defeitos, tudo o que você já fez de errado, o que diria para o ex-namorado, os seus piores micos, do que mais se arrepende.

Escreva, escreva e rasgue a lista, queime os pedacinhos, esqueça disso de uma vez por todas.

E pra aliviar a fumaça, basta aspergir um cheirinho bom pela casa.

Vela pra queimar e aromatizador para perfumar. Vida nova no ar!